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5 Indicadores Financeiros para impulsionar o seu negócio

5 Indicadores Financeiros para impulsionar o seu negócio

Essenciais à coordenação ordenada de uma empresa, os indicadores financeiros são a base a partir da qual um gestor acompanha o andamento do seu negócio. Quando avaliados da maneira correta, os indicadores tornam atitudes como a tomada de decisões, o ajuste de desvios e o aproveitamento de oportunidades muito mais fáceis e assertivas.

Pensando nisso, a Forte Oeste selecionou cinco indicadores financeiros fundamentais a quem deseja dar os primeiros passos rumo a uma jornada administrativa mais consciente e organizada. Conheça:

1. Margem de Contribuição
Corresponde ao quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá com a cobertura de todos os custos e despesas fixas da empresa. Além disso, a margem de contribuição é fundamental para o planejamento de qualquer negócio, participando ativamente da tomada de decisões referentes a investimentos e expansão.

2. Ticket Médio
Representa o valor médio de cada venda, auxiliando no planejamento estratégico dos negócios – foco na quantidade (para produtos de baixo valor) ou na qualidade (para produtos de alto valor).

3. Lucratividade
Demonstra o poder de ganho da empresa através da comparação entre seu lucro líquido e seu faturamento total (vendas, serviços ou ambos). Assim, o gestor tem noção acerca dos ganhos da empresa sobre os trabalhos desenvolvidos – dado que transparece a justificação ou não da operação do negócio.

4. EBITDA
Derivado de “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization” (“Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”), o EBITDA viabiliza a análise de geração de valores como um todo, além de possibilitar a comparação direta de empresas.

5. Ponto de Equilíbrio
Representa o montante mínimo necessário de vendas ou serviços prestados para cobrir todos os custos e despesas da empresa, sem prejuízos ou lucros. É o momento em que vendas, custos e despesas totais são igualados. Este indicador é essencial para evitar prejuízos e definir metas, influenciando diretamente no crescimento do negócio.

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